domingo, 8 de novembro de 2015

A Coroa de Ptolomeu

Depois do encontro de Percy e Carter, em O filho de Sobek, e de Annabeth e Sadie, em O cajado de Serápis, enfim chegou a hora de os quatro se unirem em uma divertida aventura mágica em um novo conto que une as séries de mitologia greco-romana e egípcia de Rick Riordan.

Em A coroa de Ptolomeu, Percy e Annabeth abrem mão de pegar um cinema no sábado para resolver um assunto bem chato: deter o espalhafatoso e lendário mago Setne, que mais parece um cruzamento de Elvis Presley com Prince versão 1980. Munido com o Livro de Tot e unindo as magias grega e egípcia, Setne - cuja história é contada em A sombra da serpente e que é relembrado em O cajado de Serápis - está tentando unir as duas coroas, do Baixo Egito e do Alto Egito, para se tornar um deus imortal.


Eu sei que vocês devem estar pensando  "Meus Deuses, mas a Fernanda agora só lê Rick Riordan!?!". Bom, não é segredo nenhum que eu AMO o titio Rick, mas o motivo é outro, bem mais simples: como bônus, minha edição inglesa de A Espada do Verão veio com este no final. YAY! :D

E a aventura crossover de Percy Jackson e os Kane tem o capítulo final (será?) neste. Agora, estão todos juntos: Percy, Annabeth, Carter e Sadie. Tudo narrado pelo ponto de vista de Percy, o que, claro, rende muitos comentários irônicos hilários. 

E, como eu havia dito antes em O Cajado de Serápis, Percy logo de cara simpatiza com Sadie. Isso porque eles são bem parecidos: impulsivos, sarcásticos e ligados no 220. E tenho que comentar que achei megafofo Percy imaginando que se tivesse uma filha com Annabeth, ela seria exatamente como Sadie. Imagino que sim, porque além de ser impulsiva e agir primeiro para depois pensar, Sadie também é inteligente. 

Tudo começa como um dia normal, Percy e Annabeth em um encontro, que, óbvio, acaba em desgraça para eles. De repente, eles se veem em meio a uma tempestade anormal em Governor´s Island, em NY, enfrentando um cara fazendo feitiços para... não, nada de spoilers! Basta dizer que o cara em questão é bem conhecido dos Kane, e doido de pedra. Além de ter um ego gigante, digno de um deus (literalmente, mas para saber exatamente o que quero dizer, vá ler o livro!)

Mais ação desenfreada, muito humor, e confesso que ri muito de Percy tentando entender como o mundo dos Kane funciona, até porque neste ele experimenta na pele como é ter um deus egípcio na sua cabeça. Novamente, o conto é bem curtinho e dá pra ler bem depressa. Eu só levei 3 dias porque, como já disse, ando trabalhando mais, e chego em casa bem cansada, consigo ler bem menos do que eu lia antes. Mas certeza de que se estivesse de férias (ou na faculdade, onde eu lia durante as aulas), eu teria acabado em mais ou menos uma hora. Anyways, titio Rick fechou bem este crossover, mas também deixou a porta aberta para novas possíveis aventuras envolvendo o Acampamento Meio-Sangue e a Casa da Vida. 

Trilha sonora

Collision of Worlds, do Robbie Williams e Brad Paisley, óbvio. Everybody wants to rule the world, da Lorde.

Se você gostou de A Coroa de Ptolomeu, pode gostar também de:

  • Percy Jackson e os Olimpianos – Rick Riordan;
  • Os Heróis do Olimpo – Rick Riordan;
  • As Crônicas do Kane – Rick Riordan;
  • Os Arquivos Semi-deus – Rick Riordan.

Nenhum comentário: