segunda-feira, 28 de abril de 2014

Faixa a Faixa - Dawson´s Creek OST - volume 1

Já falei aqui, mais de uma vez, que uma das melhores trilhas que eu já vi é de Dawson´s Creek. Se tem alguém aí que ainda não sabe, Dawson´s Creek era uma série de TV que foi ao ar entre 1998 e 2003 (ai, pelos deuses, me sentindo velha), e girava em torno do protagonista, Dawson, e seus amigos numa cidadezinha do interior dos EUA, com seus conflitos adolescentes. O que chamava muita atenção na série era o fato de, apesar de ser protagonizada por adolescentes, nenhum dos personagens falava como um. Os conflitos eram típicos, mas os diálogos eram super maduros, e pareciam mais com pessoas muito mais velhas. Uma declaração final: amor eterno ao Pacey

A série era muito boa, e também tinha uma trilha sensacional. Havia até um site em que listavam todas as músicas que tocaram em cada episódio, com links para ouvi-las, mas há muito tempo que ele saiu do ar. E além disso, ela também rendeu dois álbuns oficiais, ambos excelentes, e que vou comentar aqui. Esse mês o volume um, e mês que vem o dois.

O primeiro foi lançado em 27 de abril de 1999 (juro que não sabia da coincidência da data), e conta com algumas músicas conhecidas. Ele faz um balanço bom entre baladas e faixas mais pop. Então, vamos lá comentar!

1. Kiss Me - Sixpence None the Richer: com certeza você conhece essa faixa pop, talvez não por Dawson´s Creek, mas pelo filme Ela é demais. Faixa despretensiosa, com batida gostosinha, e vocal doce e destaque para o acordeão.


2. Lose your way - Sophie B. Hawkins: baladinha gostosa, com um belo trabalho de cordas (se não me engano, é um bandolim), e piano, vocais lindíssimos. Adoro os sininhos mais para o final;

3. Feels Like Home - Chantal Kreviazuk: acho que esta vocês conhecem. Foi por causa desse CD que eu conheci Chantal, por causa dessa música. Amo de paixão. Faixa delicada, com piano lindo, vocais belíssimos, e uma das melhores do CD. Nem preciso dizer isso, né?

4. Life´s a Bitch - Shooter: uma guinada para uma batida mais pop, com lindos vocais, adoro as backings, e batida gostosa, contagiante;


5. Ready for a Fall - P J Olsson: de volta às baladas, bem calminha, a voz do cantor é bem suave, com piano e violão belíssimos;

6. Stay you - Wood: mais uma mais puxada para o pop, atenção para a gaita, que dá um toque todo especial, vocal mais forte;

7. Any Lucky Penny - Nikki Hassman: mais calminha, mas ainda com batida mais pop, vocais delicados (adoro, de novo, os backings), batidinha leve;

8. Shimmer - Shawn Mullins: também mais pop, com um toque de country, legal como o cantor às vezes parece conversar com a gente, em vez de cantar, e o modo como a música cresce no refrão;


9. London Rain - Heather Nova: outra faixa pop, com belos vocais de Heather Nova (pelo menos aqui ela não parece fantasma arrastando corrente. Sério, ela abusa dos aaahhhh, uuuhhhh, e parece assombração às vezes), com um belo trabalho no baixo, guitarra e bateria;



10. To Be Loved - Curtis Stigers: batida pop, com direito a ironia na letra, guitarra slide e um pouco dos sintetizadores, faixa deliciosa;

11. Letting Go - Sozzi: balada belíssima, com piano, bateria e cordas maravilhosos, com vocal lindíssimo, e para mim outro dos pontos altos do CD;

12. Cry Ophelia - Adam Cohen: balada linda, com direito a Shakespeare (Ophelia é personagem de Hamlet, e morre chorando, uma das cenas mais importantes da peça), e novamente, para mim, outro dos pontos altos do CD, sem mais, veja o vídeo e tirem suas conclusões;



13. Did You Ever Love Somebody - Jessica Simpson: baladona country, com vocais bonitos, mas acho que um tanto gritados, de Jessica Simpson, e apesar de gostar da faixa, e achar bonita, acho a mais fraca do CD;

14. I don´t wanna wait - Paula Cole: música de abertura do seriado, então acho que quem assistia conhece. Balada pop, com bateria bem marcada, piano acompanhando, e vocais belíssimos, fechando bem o CD, outro ponto alto. Adoro a ponte no meio, como a música dá uma guinada e muda um pouco, mas depois volta, lindo.

É isso. Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

Jéssica Soares disse...

Fê, estou in love com esse post <3 haha Já vi algumas referências de "Dawson´s Creek", mas até então não conhecia alguém que gostava da série... Se ela ainda estiver disponível pela internet afora, pode deixar que eu darei uma conferida ;)
PS: aaaah, achei ótimo encontrar "Feels like home" por aqui, sabe aquela música que você conhece, mas não faz ideia de quem a canta? Pois é! E ainda viciei em "Shimmer"...

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Jess!

Olha, deve ter sim disponível por aí para assistir, sepa tem até no netflix. Era muito boa, e teve o final mais perfeito que eu já vi na vida. Lindo!

A trilha é sensacional, isso não é nem um décimo dela. Saiu do ar, mas tinha todas as músicas disponíveis no dawsonscreekmusic.net (acho que era isso), mas sepa ainda dá para encontrar por aí.

Feels like home é linda, amo de paixão a Chantal, e foi por causa dessa música. Mas na verdade, gosto de todas elas.

Aguarde que esse mês eu posto do volume 2! :)

Beijo!



PS: recomendo também você procurar da Chantal Surrounded, Green apples, Time, In this life e These days (essa última é de 4 amigas e um jeans viajante, talvez você conheça). Beijo!