quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Insurgente – Divergente #2 – Veronica Roth

 

InsurgentNa Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

ATENÇÃO! SPOILERS DE DIVERGENTE SE VOCÊ NÃO LEU!

Este começa exatamente onde termina Divergente, ou seja, logo após o ataque à facção Abnegação, orquestrado pela Erudição, sob o comando de Jeanine Matthews. Guardem isso. Tris e Quatro (daqui a pouco eu falo o nome dele) escapam e vão parar na facção Amizade, onde tudo é florzinha e arco-íris. Todos são amáveis e tomam decisões em conjunto. e assim, decidem não se envolver na situação de política extremamente instável em que a Chicago futurista de Veronica Roth se encontra. Desta forma, não resta muita coisa aos sobreviventes do ataque senão encontrar refúgio em outro lugar. E vários lugares novos aparecem nesta tentativa, desde os alojamentos da Erudição, passando novamente pela Abnegação e Audácia.

E depois de conseguir anular a simulação e ao mesmo tempo o ataque à Abnegação, Tris agora tem mais uma inimiga mortal. Lembra que eu já falei dela, a Jeanine? Bom, Tris não só acabou com seus planos, como também agora é um verdadeiro enigma: como ela conseguiu resistir à simulação, que era especificamente desenvolvida para atingir os Divergentes? E não só por se sentir ameaçada, mas também movida pela curiosidade, Jeanine vai tornar a vida de Tris um verdadeiro inferno. Antes de explicar isso, eixa eu falar um pouquinho mais de Jeanine. Uma boa analogia pra ela, como eu já havia dito é a versão de saias do Presidente Snow de THG, com uma pitada da Sra. Coulter de As Fronteiras do Universo: uma mente fria e calculista, sem nenhum escrúpulo e extremamente lógica, movida a experimentos atrás de experimentos. E ela sabe muito bem manipular direitinho quem precisa, se isso for a seu favor. Não posso falar mais sobre isso sem dar spoiler deste, então espere até a resenha de Allegiant. E como qualquer pessoa numa posição de poder, ela teme que ele vá embora, por isso toma todas as medidas para evitar isso. E qualquer pessoas que a exponha pelo que ela é é uma ameaça. Novamente, guarde isso. Talvez eu não possa falar mais a respeito nesta resenha, mas na do próximo com certeza.

E Tris, por ter desafiado a lógica rígida de Jeanine, é uma dessas ameaças. E Tris sabe disso. E falando em inferno, ela neste vive em conflito. Durante o ataque à Abnegação, ela teve que matar seu amigo Will, que estava sob efeito da simulação, além de perder os pais no ataque. E ela descobre que a mãe era Audácia, também. E se isso tudo não fosse o bastante, ela ainda enfrenta a desconfiança de Quatro, que não conta tudo para ela, e às vezes a  trata como criança. Ela se contorce de culpa por ter matado Will, e com medo de que Quatro mude de ideia em relação a ela, ela fica quieta. E há também a depressão por causa dos pais, e tudo isso faz com que ela tome uma decisão ao mesmo tempo bem típica da Abnegação, e egoísta, e que vai afetar ainda mais sua relação com Quatro.

E quem, afinal, é Quatro, você deve estar se perguntando. Bom, o nome dele é na verdade Tobias, e ele é filho de Marcus Eaton, um dos líderes da Abnegação. Ele mantém seu nome em segredo (e o apelido tem um porquê, mas que eu não vou dizer) não só por causa de quem é seu pai, mas também porque para ele a escolha de ir para Audácia foi uma fuga. Ele não teve uma infância fácil, o pai era abusivo, e sua mãe morreu. Então, como um ato de desafio, ele escolhe Audácia. E como não pude falar muito dele no anterior para não dar spoiler, deixa eu falar um pouquinho aqui. Ele veste sua coragem e tudo o que passou com o pai como um escudo, e por isso tem dificuldade de confiar me qualquer pessoa, até mesmo Tris. Ele não está habituado a isso, simplesmente.E isso é uma das causas de distanciamento entre ele e Tris. Ele também é Divergente, mas diferente de Tris. E é um líder nato, embora não queira admitir isso. E antes que eu esqueça, uma coisa que eu gosto muito na relação dele com Tris é que ela não é melosa, eles não são co-dependentes um do outro. Bem o contrário, ele não é de ficar confortando Tris quando sabe que ela pode se recuperar sozinha. E mesmo assim, o amor deles é forte e bem aparente.

Mistérios resolvidos, o irmão de Tris, Caleb, aparece um pouco mais neste. Depois de ajudar no ataque à Abnegação, ele fica um tempo a mais com Tris e seu grupo. Ele é inteligente e tem raciocínio lógico, e é bastante estudioso, com pode se esperar de alguém que escolheu Erudição. Porém, ele aprende rápido, e logo ele começa a fazer  uns truquezinhos que aprendeu com a irmã. E ele agora é um sem-facção, porque fugiu da Erudição, e tem que aprender a lidar com este novo status.

Alguns personagens voltam e também ganham mais destaque neste, como Christina. Ela anda meio afastada de Tris por causa de Will (ela tinha começado a namorar o garoto quando o ataque aconteceu), por isso está obviamente mais amargurada. Uriah também retorna com amis destaque, e se mostra um amigo fiel. Uriah tem a personalidade mais leve, sempre de bom humor e é compreensivo também. E Tori. Não falei dela na resenha do primeiro, mas Tori é uma tatuadora da Audácia, e é ela que descobre a divergência de Tris a a avisa para manter segredo. Tori é durona, e tem motivação forte para odiar Jeanine, mas não vou dizer o que é. Só que ela é movida pelo desejo de vingança, e não vai parar enquanto não satisfizer esse desejo.

Quase esqueço de dizer que o pai de Tobias, Marcus, também aparece neste. Ele é inteligente e manipulador. Ele sabe sobre boa parte dos planos e Jeanine, ou o que ela busca, mas não compartilha com ninguém, a não ser que ele tenha alguma vantagem. Melhor dizendo, ele usa a extorsão como meio de conseguir o que quer. Ele também é cínico e mentiroso, digno de desconfiança. E uma personagem nova também dá o ar das graças, mas sobre ela eu vou manter segredo por enquanto.

O livro é novamente narrado em primeira pessoa por Tris, e a narrativa é fluida e vai fácil Os capítulos são curtos, sempre acabam com um bom cliff-hanger e a gente não quer largar a leitura por nada. A trama está mais densa neste, e eu gostei mais disso. O final tem um ótimo plot twist, e eu achei que este é menos previsível que o anterior. Eu pelo menos fui pega de surpresa diversas vezes. Este também dá uma guinada para o lado político, e muitas questões como culpa, lealdade, amizade, identidade e perdão pesam na narrativa, mas sem ficar enfadonho. Leitura recomendada.

Trilha sonora

Everybody wants to rule the world, com a Lorde cai muito bem (e eu estou gostando cada vez mais dessa versão); We remain, da Christina Aguilera também combina muito bem com esta, não só com THG; Uprising e Supremacy, do Muse; e Whataya want from me, da Pink feat. Adam Lambert.

Se você gostou de Insurgente, pode gostar também de:

  • The Hunger Games – Suzanne Collins;
  • Harry Potter – J. K. Rowling;
  • Percy Jackson – Rick Riordan;
  • Os Instrumentos Mortais – Cassandra Clare;
  • Vampire Academy – Richelle Mead;
  • Bloodlines – Richelle Mead.

2 comentários:

Jéssica Soares disse...

Eu acho que não deveria ter conferido essa resenha sem ter lido o livro, porque agora estou morrendo de curiosidade hehe Bom saber que o livro continua sendo bom e amadurece o seu lado político! Aaah, uma coisa que eu gostei de saber foi que a Tori aparece mais! Acho legal também a Veronica ter desenvolvido ainda mais a Jeanine, tenho esperanças de que ela seja um vilã muito boa (ainda mais nos cinemas onde ela será interpretada pela Kate Winslet!). Ah, aguenta curiosidade!!! haha
Jéssica

PS: Como não se viciar em "Everybody wants to rule the world" com a Lorde? Como? haha

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Jess!

Sim, a narrativa ficou mais densa, e a historia melhorou bastante, a meu ver.
Agora estou ansiosa eh pra saber se vão filmar toda a trilogia. Merece.
Também gostei que a Jeanine tem mais destaque, e não só ela, mas outros também. O duro de resenahr eh que se eu for falar , acabo dando spoiler. Sao muitas surpresas.

Beijos!

Fer