domingo, 29 de dezembro de 2013

Balanço 2013

 

cão e gatinhosOi gente! Fim de ano, hora de fazer um balanço do que passou. Diferente dos anos anteriores, que eu listei tudo que li/reli durante o ano, vou me ater aos que mais gostei.

Esse ano muita coisa mudou: mudei o layout do blog, tranquei a faculdade (e não pretendo voltar), voltei a nadar, mudei a cor dos cabelos, e incluí vídeos e fiquei devendo uma novidade (que não aconteceu, e nem vai acontecer, sorry people, mas acho que foi para o melhor, acreditem. #recalque bateu, mas não me atingiu). Mas uma coisa não mudou (e nem vai mudar): continuo lendo como louca.

Uma novidade para mim foi começar a ler em e-book. E, apesar de ainda preferir o livro impresso (nem se compara, pessoas), gostei da experiência e vou continuar com esse hábito. E para quem, como nós, adora ler, é muito prático (especialmente porque não precisamos levar um livro na bolsa, arriscando estragá-lo). Ainda leio muito mais no papel, mas adoro meu kobo também.

Bom, e vamos lá, lembrar o que me marcou este ano. Não vou listar em nenhuma ordem específica, nem ranquear, porque foram muitos livros (62 no total, sendo que li 43 e reli 19), e a a lista ficaria muito longa. Também, no caso de séries, vou listar com o nome da série, pois fica mais fácil. Colocarei os links das resenhas mencionadas também, para vocês conferirem.

Menina livros

  • Os Miseráveis – Victor Hugo: fui tomada de surpresa logo no início do ano pela história do prisioneiro 24601, tudo que ele passou nas galés e como um simples gesto fez com que Jean Valjean mudasse toda sua vida e seu ser. Me apaixonei pelo livro, um dos melhores que eu li este ano, com uma história comovente e humana;
  • Eu sou o mensageiro – Marcus Zusak: mais uma vez Zusak me pegou de jeito com a história de Ed Kennedy. O final é o que mais marcou neste livro, e fez Marcus Zusak entrar na minha lista de autores favoritos;
  • Dragões de Éter – Raphael Draccon: me apaixonei por esta trilogia nacional, que confesso que li sem muitas expectativas. Mas a narrativa ágil, repleta de referências à cultura pop, e história envolvente contribuíram para que esta coleção entrasse para a lista das preferidas;
  • O Condenado – Bernard Cornwell: adorei este thriller de investigação que foge um pouco do que eu estou acostumada de Bernard Cornwell. Sem muito sangue e lutas, nenhuma parede de escudos, este livro consegue nos prender até a última página, sempre envolvidos na investigação de Rider Sandman;
  • O Dragão de Gelo – George R. R. Martin: me surpreendeu bastante este conto infantil do Santa From Hell, que contribui para entendermos melhor As Crônicas do Gelo e do Fogo;
  • Os Goonies – James Khan: não preciso dizer nada deste livro, cujo filme foi, e é até hoje, um dos meus favoritos durante a infância;
  • 1356 – Bernard Cornwell: apaixonada que sou por Thomas de Hookton, não poderia deixar de ler a continuação de sua história depois do Graal. Mais um relato de uma batalha real, nos mínimos detalhes e flechas, muitas flechas voando pelo céu da França;
  • Beatiful Creatures – Kami Garcia e Margaret Stohl: mais um livro que li sem muitas expectativas, mas me cativou na hora, principalmente por colocar a narrativa na boca de um menino, Ethan Wate. Uma leitura leve e viciante, um bom respiro de todas as batalhas e carnificinas a que estou acostumada;
  • Cidade das Almas Perdidas – Cassandra Clare: mais um volume da série Os Instrumentos Mortais, e claro que eu adorei. Cassandra Clare mostra foco e que sua narrativa tem um objetivo, sem se perder. Série queridinha, que vem me conquistando cada vez mais a cada livro;
  • Bloodlines – Richelle Mead: me surpreende mais uma vez, voltando ao universo de VA, com uma narrativa viciante e bem encadeada, e trama intrincada e cheia de reviravoltas. Mais um vício;
  • As Aventuras do Caça-feitiço – Joseph Delaney: uma história cheia de mistério e até de terror às vezes, é uma delícia ver as encrencas em que Thomas Ward se mete por sua teimosia e desobediência. Adorei a série;
  • A Casa de Hades – Rick Riordan: depois de sofrer um ano com o final de A marca de Athena, assim que chegou já fui devorando A Casa de Hades, e me acalmei um pouco. Ou tanto quanto a gente pode se acalmar com toda a correria de Percy e cia. para parar Gaia. Amo, amo, amo;
  • O Medalhão e a Adaga – Samuel Medina: seguindo a mesma linha do Aprendiz de Feiticeiro, mas com o nosso folclore, e uma narrativa fluida e deliciosa, eu não posso esperar para ver como a aventura de Bildan continua;
  • O Chamado do Cuco – Robert Galbraith: aka nossa Goddess J. K. Rowling, este thriller à moda de Sherlock Holmes tem um caso intrincado e um detetive nada convencional;
  • Sob a Redoma – Stephen King: mais um livro que me pegou de surpresa, pois já havia visto opiniões conflitantes quanto a ele. Não necessariamente negativas, mas de que não era tudo isso, mas eu amei, e fiquei totalmente envolvida com as vidas dos habitantes de Chester´s Mill e todo o perrengue por causa do domo. E me apaixonei por Dale Barbara;
  • Divergente – Veronica Roth: me apaixonei por esta distopia logo de cara, e nem esperava que seria assim. Mas a narrativa ágil e personagens bem desenvolvidos me deixaram presa até a última página (e ainda não me recuperei direito do final).
  • O Olho do Mundo: Robert Jordan: ainda não terminei, mas já me apaixonei por esta narrativa fantástica que tem um pouco de TLOTR, ASOIAF, Eragon e O nome do vento. Prevejo mais um vício…

segredos livros

Foi isso. Li bem mais do que isto este ano, mas estes foram os que marcaram. E que 2014 traga ainda mais leituras!

Beijos e até o próximo post!

(imagens: Skoob - o que você anda lendo?, no Facebook)

2 comentários:

Jéssica Soares disse...

Oi, Fernanda! Tudo bem?
2013 foi um ano bem legal mesmo, acabei descobrindo os e-books também que sim, são bem práticos, mas não substituem o livro físico mesmo... E sobre os livros, "O Condenado" é um dos meus livros favoritos do Bernard, mesmo sendo tão diferente, ele é muito bom! E falando nele, preciso ler "1356", já estou até tendo aquela empolgação antecipada hehe E "Divergente" <3<3 é muito amor e, agora, muito medo desse final!! Enfim, não li a maioria dos livros que você citou, mas estou bem curiosa para ler todos eles!! E que 2014 nos traga mais histórias legais e que o Santa From Hell (hehe) libere logo o sexto livro de ACdGeF \õ/ Bjs
Jéssica

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Jess!

Gostei muito de O Condenado, sim. e 1356 também eh muito bom :)

E que venham logo Os ventos do Inverno!!!!

Beijos!

Fer