sábado, 12 de janeiro de 2013

Star Wars–Episódio V–O Império contra-ataca

 

Star Wars ep. VDiferente de muita gente, eu não venero este episódio, que para a grande maioria dos fãs da saga é o melhor. Não é que eu não goste, veja bem, eu adoro, mas não é meu preferido (eu não disse que eu era do contra?). Mas concordo, ele é muito bom, porque tem muitas reviravoltas, principalmente se a gente ignorar a trilogia mais nova. Comento mais um pouco sobre isso daqui a pouco.

O Império contra-ataca foi lançado nos Estados Unidos em 21 de maio de 1980. É o episódio mais sombrio da trilogia antiga. ele se passa 3 anos após a destruição da Estrela da Morte. Luke, agora Comandante Skywalker, se refugia com um grupo de rebeldes e estabelece uma base no planeta gelado de Hoth. Curiosidade: a cena em que Luke é atacado por um Yeti, Abominável Homem das Neves ou whatever, foi incluída porque Mark Hamill havia sofrido um acidente de carro e ficou com uma cicatriz no rosto. Então filmaram o monstrengo atacando Luke no rosto para justificar a cicatriz (e falando em cicatriz, esqueci de mencionar que acho a cicatriz de Anakin no Episódio III sexy pra caramba).

Anakin scar

Nessa hora, Luke está perdido, ninguém sabe onde ele está. Solo então parte para o resgate, e a tensão já começa aí, com Luke entre a vida e a morte. Nem bem Luke se recupera, e já vem mais emoção com a chegada iminente das tropas imperiais. Aí é a preocupação para que todos os Rebeldes consigam escapar. São momentos tensos. Mas adoro a cena de Darth Vader chegando a tempo de ver a Millenium Falcon saindo.

walkersE a batalha em Hoth também é muito legal, bem emocionante. Desde pequena sempre adorei os walkers. Lembro que quando fui para a Disney, beeem antes deles comprarem a Lucasfilm, lembro que no Disney MGM Studio tinha um simulador (o que hoje é aquele cinema 4D, mas sem os óculos) de Star Wars, e a entrada era justamente um dos walkers de quatro patas. Eu até tirei uma foto, mas estava na câmera da minha amiga, e era uma das últimas fotos do rolo (olha eu entregando a idade), e não saiu Smiley triste. O Império é derrotado aqui, e os Rebeldes partem para um lugar, não sei onde (também não é importante agora), Solo e Leia não conseguem acompanhar na Millenum Falcon, que só para variar está com problemas, e Luke vai para Dagobah, seguindo ordens do fantasma de Obi-Wan para continuar seu treinamento com Yoda.

Luke   Yoda V

Em Dagobah, Luke tem algumas lições bem valiosas. A primeira é que não se pode julgar nada nem ninguém pela aparência. A primeira vez que ele vê Yoda, um anãozinho verde e orelhudo, fazendo a maior bagunça no seu acampamento, nem imagina que se trata de um dos maiores (se não o maior) Jedis do universo. A outra lição eu acho um tanto desconcertante: Luke pela primeira vez enfrenta o que ele pode se tornar caso vá para o lado negro da Força: Darth Vader. E uma pista de que Vader é seu pai. mas ele ainda não sabe, só vai descobrir da voz metálica e assustadora (de James Earl Jones, que, mais uma curiosidade, ganhou uma fortuna na época dos filmes gravando mensagens em secretárias eletrônicas) do próprio Vader, numa cena épica, que mesmo quem nunca viu, ou não curte a saga conhece:

Luke, I am your father!

NOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

Vader   Luke V

Aqui eu retomo o que eu deixei ali em cima. Esse é o clímax do filme, e, como eu disse, ignorando as prequels, a declaração é bombástica. E foi mesmo a maior bomba do cinema por muito tempo. Por isso que esse filme é o mais adorado pelos fãs. E o sigilo era absoluto. Nem Mark Hamill sabia ao que ele respondia aquele NOOOOOO!!!!!. A fala era diferente, só James Earl Jones sabia. Então, até o elenco foi pego de surpresa por isso. Jogada de mestre de George Lucas.

E voltando ao drama familiar dos Skywalkers, Luka ainda tem uma queda por Leia, sem saber que ela é sua irmã. E ha´mesmo um clima de romance entre os dois, ainda. Logo no começo, quando Luke volta para a base em Hoth, a cena entre ele, Leia e Solo é hilária (até Chewie acha Smiley piscando). E na verdade, o plano inicial era esse mesmo, eles serem um casal, não irmãos. Hoje eu não consigo nem imaginar isso. Mas também começa a se delinear o romance de Leia e Solo.

Focando mais um pouco em Luke, neste ele está mais maduro, e um pouco mais sombrio que no Episódio IV. Aquele garoto cheio de entusiasmo está cada vez mais dando lugar ao cavaleiro Jedi comedido e em controle. Mais ou menos. Ele ainda é impulsivo e teimoso, e, como Anakin, não se conforma em deixar aqueles que ama para trás em favor de seu treinamento e de sua missão. Guardem esse detalhe, que é importante e vou retomar no próximo post.

Lando V

Enquanto Luke segue em seu treinamento, Leia e Solo tentam fugir do Império. Com a Millenum Falcon defeituosa (desculpa aí, Solo), eles encontram refúgio numa caverna em um campo de asteroides. O nível de tosquice (novamente, leve em conta a época) desse filme é tanto que dá pra ver o plástico no chão quando eles saem para explorar a caverna. Isso porque a caverna não é bem isso, e sim as entranhas de um verme monstruoso que habita um buraco no asteroide. Sem outra opção, ele saem da “caverna” e mais tarde encontram refúgio em Bespin, uma colônia mineradora de gás comandada por Lando Calrissian (Billy Dee Williams), uma antigo amigo de Solo. E mais uma tosquice: um dos asteroides é uma batata e outro um sapato. Veja mais aqui.

O que eles não sabem é que foram seguidos por Bobba Fett, filho de Jango Fett (lembra?) e que eles caminham direto para um armadilha armada por Vader para capturar Luke. Segue aí a primeira luta de Luke e Vader. E uma coisa que eu não me conformo, e acho que nunca vou entender: Vader sabe, porque sentiu provavelmente, que Luke é seu filho, mas não sente Leia????? WTF???? Eu falo, as mulheres são Jedis muito melhores Smiley piscando. Anyways, essa luta é superemocionante. Ainda perde feio para as retratadas nos primeiros, mas de novo, temos que considerar a época. E o final deste também, apesar de George Lucas geralmente terminar os filmes num tom mais alegrinho, este é mais agridoce, mais ou menos como o Episódio III. Nota pessoal: quanta terapia Luke vai precisar no Episódio VII? Descobre que seu pai é seu maior inimigo, tem uma paixonite pela irmã, e mais algumas coisas que acontecem depois do sexto? Smiley piscando

O filme novamente conta com ótimas interpretações, como Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fischer, Alec Guiness e Billy Dee Williams. O figurino está melhor que do primeiro e Leia ganhou um penteado mais bonito. E esqueci de mencionar que pela primeira vez aparece o Imperador Palpatine, numa transmissão para Vader. Os efeitos especiais, como eu disse, são meio toscos, mas eram muito avançados para a época. e já se nota uma evolução em relação ao primeiro (que na verdade é o quarto). Assim, não me resta muito mais do que postar o trailer (desta vez com qualidade melhor, do 30º aniversário):

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário: