terça-feira, 14 de agosto de 2012

Batman – O Cavaleiro das Trevas

 

dark knight Terminando o ciclo sobre a trilogia de Batman (eu sei que tem mais 5489 filmes do Batman, mas os únicos que valem menção, e seu precioso tempo, são os 3 de Christopher Nolan), só falta falar de O Cavaleiro das Trevas. Que era o meu favorito, até eu assistir O Cavaleiro das Trevas Ressurge. E tenho que dizer logo, boa parte disso é por causa de Heath Ledger. Aliás, confesso: só comprei o box dos filmes por causa dele. Falo mais um pouco dele já, já.

O filme começa já com uma sequência de tirar o fôlego. E uma cena que para mim é emblemática, a primeira vez que o Coringa aparece, essa aí embaixo:

Joker 2

E toda essa sequência inicial, com o assalto ao banco, é fantástica. E logo de cara dá a medida do Coringa.

Gotham agora te um novo promotor de justiça, Harvey Dent, interpretado lindamente por Aaron Eckhart. Mais tarde, ele se transforma no Duas-Caras, mas no começo, ele lidera a luta de Gotham contra o crime organizado. E num golpe de mestre para bota todos os gangsteres atrás das grades, eles se voltam para o Coringa. E aí, citando o próprio, tudo vira caos.

E, como já falei, Heath Ledger é absolutamente perfeito. Todo o respeito do mundo a Jack Nicholson, mas não chega nem perto do Coringa de Heath Ledger, completamente demente e imprevisível. É um personagem denso, psicótico e sem limites. é uma pena que Heath tenha morrido, uma perda imensa, realmente. E, não que o elenco seja ruim, muito pelo contrário, é muito entrosado, mas é ele que leva o filme. Acho que merecia aparecer mais. E merecidíssimo o Oscar póstumo que ele recebeu. Pena que não pôde desfrutar.

joker

Uma grande mudança acontece entre o primeiro e o segundo. Sai Katie Holmes e entra Maggie Gyllenhaal no papel de Rachel. E gostei muito da mudança. Katie até que leva o papel bem, mas ela tem uma tristeza no olhar que não tem nada a ver com o casamento maluco e sufocante com Tom Cruise. Isso vem desde que ela fazia a Joey de Dawson’s Creek. Mesmo fazendo uma cena mais alegre, ela sempre tem um certo ar de melancolia. Maggie, por outro lado, deixa o personagem mais leve, e é ela que dá leveza ao filme, que é mais sombrio e pesado que o anterior. Prefiro ela no papel.

Rachel 2

A trama, apesar de mais sombria, não é tão confusa, já que agora todo mundo conhece a história de Bruce Wayne. E o personagem só faz ficar cada vez mais denso, culminando no começo de O Cavaleiro da Trevas Ressurge. E, como sempre, Christian Bale leva numa boa. Se Heath Ledger é o melhor Coringa de todos, ele com certeza é o melhor Batman.

HarveyE dizer que a trama é menos confusa não significa dizer que não tenha reviravoltas. A maior delas, óbvio, é a derrocada de Dent. E, repito, Aaron Eckhart faz bonito no papel. E o que é aquela cara dele depois da explosão? Juro que fico imaginando como fizeram. Tenho uma ideia, que deve envolver tinta verde, mas não tenho certeza. De qualquer jeito, é grotescamente perfeito, dá para ver os dentes dele se fechando direitinho. Mais uma vez, deixa o Duas-Caras do Tommy Lee Jones (daquela bobagem do Batman Eternamente) no chinelo. Por outro lado, a trama também se permite um pouco mais de humor, nas tiradas fantásticas de Alfred, e até mesmo o Homem-morcego mostra que tem uma fatiazinha de bom-humor (a tirada do enchimento de hockey é genial ;D).

Falando em Alfred, mais uma vez o brilhante Sir Michael Caine no papel (e curiosidade: ele foi o maior incentivador da campanha para o Oscar póstumo de Heath Ledger). Também retornam Morgan Freeman como Lucius Fox, com mias de seus brinquedinhos irados; Gary Oldman (sério que eu quase escrevi Sirius Black…eh vício! XD) como tenente Gordon (ele é promovido a Comissário neste); e Cillian Murphy como Dr. Crane, numa participação pequena mas muito boa.

why so serious

E como não tenho muito mais o que falar, deixo vocês com o trailer:

Beijos e até o próximo post!

PS: eu sei que ando meio sumida, mas é que estou demorando um pouco mais do que pensei para reler A Storm of Swords (A Tormenta das Espadas – mas já estou acabando, então esperem post fresquinho de ASoIaF ;D) e também agora tenho uma carga horária maior no trabalho, mas eu sempre vou dar um jeitinho de postar algo. Beijos!

3 comentários:

Nadia Viana disse...

Ameeei esse filme! Heath Ledger perfeito mesmo! Por que ele tinha que morrer? =/

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nádia!

Concordo. Uma pena ele ter morrido.

Beijos!



PS: sobre A Dança, o importante é que agora tá completo. Assim que chegou, foi a primeira coisa que fui ver, se estava tudo certinho ;D

Beijos!

Nadia Viana disse...

Recebi meu livro! :) Gostei! Achei o pepel de melhor qualidade que os outros.
Beijos.