domingo, 10 de junho de 2012

Cidade de Vidro – Os Instrumentos Mortais #3 – Cassandra Clare

 

ATENÇÃO! SPOILERS SE VOCÊ NÃO LEU NENHUM LIVRO DA SÉRIE OS INSTRUMENTOS MORTAIS!

Cidade de vivro Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.

Depois de levar um fora de Jace, que agora não quer nada mais do que ser irmão de Clary, e descobrir a salvação para sua mãe, Clary não tem muito mais por que lutar, a não ser ir atrás do tal antídoto para a poção que sua mãe tomou. E, teimosa como é, insiste em encontrar um jeito de ir para Alicante, mesmo que esse meio seja ilegal e potencialmente fatal. Vou dar um spoilerzinho e dizer que ela consegue, só pra chegar em Alicante e dar de cara com Jace e…uma nova amiga. E se isso não fosse o suficiente, ela ainda tem que lidar com a raiva de todo mundo por ter teimado em ir pra lá. Era para o seu bem, mas ela lá dá ouvidos? Mas como não é garota de ficar chorando pelos cantos (viu  Bella?), ela se mantém ocupada perseguindo a pista do tal bruxo que pode salvar sua mãe. E no caminho, acaba conhecendo Sebastian. E será que ele é o remédio para esquecer Jace?

Talvez, mas tem algo muito estranho com esse garoto. Lindo e simpático, é o oposto de Jace, mas ao mesmo tempo há algo de misterioso e sinistro no olhar frio, quase sem alma, que ele tem. E também há algo de muito familiar nele, que Clary não consegue entender. Não posso falar muito dele, porque senão vou dar big spoilers.

Jace, por sua vez, também faz o possível para esquecer Clary e ser somente irmão para ela. Ele ainda anda confuso, não sabe direito onde é seu lugar. Ao mesmo tempo que ama seu pai (porque ele ama sim, não o Valentim que conhece hoje, mas o que se lembra de sua infância), também o despreza e odeia. E tanto ele como Clary vão descobrir ainda mais das atrocidades que Valentim cometeu, o que só piora as coisas. E com isso, Jace começa a pensar que é amaldiçoado e que merece sofrer. Guarde esta informação,que ela vai ser importante no futuro, mas só vou poder falar dela quando sair o próximo livro (Cidade dos Anjos Caídos – e descobri que tem mais dois depois desse, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celeste – mas não sei quando sai em português, não vi nada no site da editora).

Além disso, Jace e os Lightwood também sofrem por terem levado Simon para Alicante com eles (não havia opção, era isso ou a morte de Simon), o que é ilegal agora que Simon é um vampiro. Mas Simon não é um vampiro normal: ele consegue ficar ao sol sem brilhar e sem queimar. Isso porque bebeu o sangue de Jace (de novo, guardem este informação. Ela fará sentido no futuro, por enquanto não posso revelar), mas ele não revela isso a ninguém, para não encrencar Jace ainda mais (isso porque eles nem são amigos…ahã). E isso desperta o interesse da Clave, claro, o que complica um pouco as coisas para ele. Mas os problemas com a Clave não são nada comparados a seus problemas amorosos. Para um cara que era fixado em uma menina, ele se dá muito bem nesse departamento. Agora ele tem que lidar com duas: Isabelle e Maia. Quero só ver como ele vai sair dessa. Sinceramente não sei para quem torcer, porque as duas possibilidades são legais.

E se Isabelle está toda enrolada com Simon, seu irmão Alec, por outro lado, enfrenta seus próprios demônios (figurativos). Mas ele não está sozinho nessa, e o apoio vem justamente de Simon, que mostra ser mesmo um bom amigo. E finalmente ele toma coragem e se assume para os pais, de forma bem espantosa, pra dizer o mínimo. E isso parece que o fez mais forte.

É agora é guerra. Valentim dá um ultimato à Clave, e sua única esperança é lutar junto com os integrantes do Submundo. E Luke, que foi com Clary para lá, com certa relutância, acaba assumindo o papel de líder desse exército. Ele não está sozinho, mas não vou estragar a surpresa. E Valentim tampouco está sozinho. Ele tem um aliado poderoso, mas de novo não vou estragar a surpresa. E também vemos um lado de Valentim neste livro que é meio inesperado.

Vale ainda destacar o novo Inquisidor. Agora não lembro o nome dele, mas basta dizer que é um homem aparentemente mais racional que a antiga Inquisidora, mas na verdade, suas atitudes são bem contrárias. O cara é na verdade ambicioso e cruel. E alguns personagens retornam, como Raphael, o líder dos vampiros, que, claro, tem interesse especial por Simon (todo mundo tem), e um outro personagem do primeiro livro, mas não vou estragar a surpresa.

Por enquanto, este é o melhor. Novas alianças se formam, ao mesmo tempo que novas traições são reveladas, e mais sentimentos e reações estão envolvidos. E a história está ficando cada vez mais complicada, mais densa. Mas, como já disse antes, apesar da misturada de seres fantásticos, Cassandra Clare parece ter um foco, e saber onde sua história vai dar. E lembra que eu disse que a capa do terceiro é a mais bonita. É mesmo, mas eu sei que aqui não parece muita coisa. É que ela tem um monte de pequenos hologramas que mudam de cor e brilham conforma a gente muda o livro de posição. Confira em uma livraria.

Trilha sonora

Para começar, Best of you, do Foo Fighters (ai! Saudade de 7 de abril!) e Everything burns, Ben Moody featuring Anastasia. Também Calling all angels, do train (eles são muito mais que Hey soul sister. E uma das minhas bandas preferidas), Here with me, da Dido, Stand my ground, do Within Temptation e All of you e Everything you want, do Vertical Horizon (essa última pode ser para os anteriores também).

Se você gostou de Cidade de Vidro, pode gostar também de:

  • saga Crepúsculo – Stephenie Meyer;
  • Jogos Vorazes – Suzanne Collins;
  • coleção Harry Potter – J. K. Rowling;
  • coleção Percy Jackson – Rick Riordan;
  • série Os heróis do Olimpo – Rick Riordan;
  • série Sussurro – Becca Fitzpatrick;
  • série Fallen – Lauren Kate;
  • Vampire Academy – Richelle Mead.

3 comentários:

Fefa Rodrigues disse...

Feeee... td bem? Que pena q não deu pra vc ir ao teatro... mas se tiver uma oportunidade, vá... foi muito legal!!! E a gente vai se encontrar qq dia desses sim!!:o)

Eu ão lembro se vc me disse se ja leu O Historiador, mas se não leu acho q vc iria gostar viu... ainda estou no meio do livro, mas estou gostando muito... e agora q estou com mais tempo livre acho q vou terminar rapidão...

Minha irmã comprou a série Fallen além de Jogos Vorazes... então estou cheia de livros novos pra ler hehehe... além de Cronics do gelo e Fogo... tbm, vou tirar uns diaszinhos de férias e com esse frio nada melhor do q ler, não é? Dai vou "mandar ver"!!!

Fefa Rodrigues disse...

Feee... com certeza é um livro rpa reler... e eu acho q vc deve escrever uma nova resenha com suas novas teorias... me diga, depois de tudo, vc ainda acha que John Snow e Dany vão se encontrar um dia???

Já disse que não ligo rpa Spoilres né?! Mas eu não me lembrava da aparição do Drogo... realmente tenho q ler outra vez!!!

Fefa Rodrigues disse...

Feeeeeeeeeeeeee....... tenho certeza de que vc está em semana de provas, não é?

Então só passei pra ter certeza de que tá td bem com vc!!!:o)