sábado, 19 de maio de 2012

O Trono do Sol – A magia do amanhecer – Ciclo Nessântico #1 – S.L. Farrell

 

trono do sol Nessântico – terra de luxúria e perigos, que durante séculos influenciou povos além de suas fronteiras. Uma cidade forte, sedutora, e que mesmo sob o efeito do comércio e da guerra abriga intelectuais, ricos e poderosos de todo o país. Um lugar muito invejado, e por isso as coisas estão prestes a mudar. Governada por Marguerite ca'Ludovici, que agora prepara-se para celebrar seu Jubileu e passar o seu legado para seu filho Justi, enquanto Jan ca'Vörl, um poderoso nobre, tenta armar uma rebelião. Archigos Dhosti ca'Millac, líder da Fé de Concénzia e aliado de Marguerite, luta para controlar fundamentalistas como Orlandi ca'Cellibrecca , enquanto eles clamam por uma ação contra aqueles que insistem em afirmar que a magia não está ligada à fé em Cénzi. Presa no meio desta disputa por poder está a jovem sacerdotisa Ana co’Seranta, cuja impressionante habilidade com a magia a torna um peão na luta pelo poder. O trono do Sol é uma trama onde o elenco ativo é um fascínio imenso, muitos dos quais se alternam na narrativa. Leitores que apreciam a construção de um mundo de intriga e ação mergulharão nesta história rica e complexa.

 

Desde a primeira vez que vi esse livro na vitrine de uma livraria eu já sabia que precisava ler. A capa já me chamava atenção (e lembra que eu julgo os livros pela capa?), mas daí, examinando melhor, o que eu vejo? Um elogio de ninguém menos que George R. R. Martin! Pronto, né, não precisava de mais nada.E realmente há muita coisa similar, dá para perceber onde S. L. Farrell bebeu para escrever este livro. Mas As Crônicas do Gelo e do Fogo não é a única, ao ler eu vi muita influência de outros autores, como Marion Zimmer Bradley. E não cometa o erro de cair na balela que eu vi circulando por aí que este era o novo ACDGEDF. Apesar das semelhanças, está longe de chegar à altura da saga de George Martin (e sério? Desde quando uma coisa tem que ser a nova sei-lá-o-quê? Aconteceu a mesma coisa com Harry Potter e Percy Jackson, por exemplo. É estratégia de marketing, eu entendo, mas por que uma tem que substituir a outra? E as editoras, e produtoras de filmes, em muitos casos, não percebem que muitas vezes um não nada a ver como outro, como o caso de Harry Potter e JV? Hello!).

Bom, quanto ao livro. A história gira em torno de Nessântico, a maior cidade da região (não chega a mencionar onde isso fica). A cidade é rica e próspera, governada pela kraljika Marguerite ca’Ludovici, que está próxima de completar o jubileu, e um reinada de muita paz. Mas claro que muita gente está de olho em seu trono. Começando por seu filho, o kralj Justi ca'Mazzac. Enquanto Marguerite governa para manter a paz, mas sempre pensando no bem de seu povo em primeiro lugar, Justi só quer mesmo o trono por achar que é seu por direito e sua mãe já passou do tempo de governar.

Justi começa como um homem que se comporta como um garoto mimado e ingênuo (na verdade, burro é a palavra mais adequada), mas acontecimentos no decorre da história vão fazer com que ele mude e cresça um pouco. Sua característica mais marcante é o queixo proeminente (imagine ele como Quentin Tarantino. Acho que é uma boa descrição), mas com um a voz fina que mais parece um menino. E francamente ele às vezes tem atitudes de menininho birrento.

Justi é amante de Francesca ca’Cellibrecca, mas o que é importante mesmo é que o pai de Francesca é Orlandi ca’Cellibrecca, um praticante da fé Concénza, que manipula o Ilmodo (espécie magia. E isso me lembra muito o laran, o dom que as famílias nobres de Darkover de Marion Zimmer Bradley, possuem, como eu já expliquei aqui). Orlandi é ambicioso (como a maioria dos personagens deste livro) e sonha em ser archigos, o posto mais alto em sua fé. E ver sua filha casada com Justi, no cargo de governante de Nessântico. E para isso ele faz alianças com quer que ofereça mais vantagem.

Outro que está de olho no Trono do Sol (esqueci de dizer que o tal do trono do título funciona como o Trono de Ferro, das Crônicas) é Jan ca’Vörl, governante do país (acho que é país) vizinho. Outro que é ambicioso, preso em um casamento de conveniência que não suporta e muito devoto da fé Cocénza. Ao ponto da intolerância. É um exímio soldado e bom estrategista, que não admite erros. Ele tem uma qualidade que o redime do resto: sua devoção a sua filha Allesandra, uma menina absurdamente precoce para seus 11 anos. Allesandra despreza a mãe e adora o pai, e quer mesmo é aprender todo o possível para um dia ocupar o lugar de seu pai. Ela lembra um pouco a Arya das Crônicas, mas acho que ela é um tanto mimada.

Envolta no meio disso tudo está Ana co’Seranta, aprendiz fervorosa da fé Concénza. Só que Ana tem um poder incomum. Enquanto os outros aprendizes tem afinidade por um elemento (ar, água, fogo ou terra), Ana tem a habilidade de se conectar a todos, o que a torna especialmente poderosa. E alvo de muita gente que quer a usar para seus próprios fins. Ana começa como uma jovem devota, e temerosa da vontade de seu Deus, Cénzi. Mas ela cresce muito na história, e deixa sua inocência para trás. Mas ser inocente não quer dizer que ela seja boba, pelo contrário, ela tem plena consciência de que não passa de um joguete nas mãos dos que a rodeiam, e também é um tanto desconfiada, e tem seus motivos para isso.

Mas Ana não está sozinha. Ela acaba conhecendo Karl ci’Vliomani. Ele é um numetodo, ou seja, manipula o Ilmodo (que chama por outro nome), mas não acredita que este dom venha de Cénzi. E por isso é visto como herege e é perseguido. Karl tem lá seus objetivos, mas conhece Ana e vê tudo mudar. Logo o amor surge entre os dois, e ele é responsável por boa parte da mudança em Ana. Ele é inteligente e defende seu direito (e dos outros numetodos) de exercer seu poder livremente.

Vale ainda destacar o archigos Dhosti ca'Millac, um anão que é o mestre de Ana, e que se esconde por trás de palavras doces e muita compreensão, mas que na verdade só quer mesmo é usar Ana em benefício próprio, Sergei ca’Rudka, o comandante da guarda da cidade, um sujeito de aspecto assustador e muito ciente de seu dever, e Mhari, o personagem mais interessante de todos. Ele é um mendigo que vaga por Nessântico, mas ele tem seus segredos e é muito misterioso, mas não posso falar muito para não estragar a surpresa.

A narrativa é boa, bem gostosa (eu li as quase 550 páginas em uma semana), mas ação mesmo fica pro final. O restante é mais política e traições, mas não é chato. A história é dividida em vários capítulos, cada um com os pontos de vista de diferentes personagens registrados, como As Crônicas. Mas este, pelo menos (é o livro um, não sei exatamente de quantos), não é tão sangrento. E o epílogo deixa a gente com gostinho de quero mais. Vale a pena ler.

Trilha sonora

Seven Devils, de Florence and the machine, Keep the faith, do Bon Jovi (e como eu amo este vídeo! Pra mim, a melhor fase do Jon ;D), Losing my religion, do REM e I still haven't found what I'm looking for, do U2.

Se você gostou de O Trono do Sol, pode gostar também de:

  • As Crônicas do Gelo e do Fogo – George R. R. Martin;
  • coleção Darkover – Marion Zimmer Bradley;
  • ciclo A Herança – Christopher Paolini;
  • As Crônicas de Artur – Bernard Cornwell.

2 comentários:

Nadia Viana disse...

Parece interessante. Deu vontade de ler. :) Mas acho que só vou ler depois da Dança dos Dragões. Estou muito ligada à série rsrs. Aliás, estou ansiosíssima pelo episódio de GOT hoje.
Beijo,
Nadia

Fefa Rodrigues disse...

Fe, essa mania que as editoras tem de comprar livros que na verdade não tem nda a ver é estranha mesmo... as vezes tenho a impressão de que ninguém da editora le os livros...

Ahhh minha irmã comprou todos os Jogos Vorazes, te falei??? Hehehehe vou ler... mas estou iniciando minha experiência vampiresca com O Historiador e depois eu arranjo um tempinho para Jogos...

Este livro do post parece ser interessante tbm.... ahhhh Jesus, preciso viver 200 anos!!! Será q eu não encontro um vampiro por ai? Seria bom uma mordida que garantisse a eternindade!!! Acho q assim eu daria conta de ler todos os livros...