sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Faixa a faixa – Trilha de Uma lição de amor

 

I am Sam ost Já faz um tempo, em um comentário, a Fefa, do Apaixonada por Papel falou que gosta das músicas dos Beatles, mas com outros artistas. Eu já sou fã do quarteto de Liverpool, e sou meio chata com versões, mas o comentário dela me inspirou a apresentar para vocês essa trilha toda especial. E, por isso, eu guardei ela para agora.

Para quem não assistiu o filme, ele conta a história de Sam (Sean Penn, brilhando no papel), um deficiente mental, que tem uma filha, Lucy (Dakota Fanning bem pequenininha, mas já mostrando todo o seu talento) e entra na justiça pela guarda da menina. Para ajudá-lo entra em cena Rita (Michelle Pfeiffer), a advogada de Sam. O filme é lindo, e uma particularidade é que Sam é beatlemaníaco, e tudo para ele se relaciona com as músicas de Paul McCartney e John Lennon. Daí a trilha é composta só por músicas dos Beatles, mas interpretadas por outros artistas. Ela é excelente, e eu recomendo para todo mundo. Então vamos lá!

1) Two of us - Aimee Mann & Michael Penn – abrindo muito bem com essa música de batida levinha, bem gostosa. Michael Penn é irmão de Sean Penn e casado (pelo menos era) com Aimee Mann. As vozes dos dois combina perfeitamente e essa é uma das minhas preferidas do CD, descreve o que para mim pode ser um dia perfeito;

2) Blackbird - Sarah McLachlan – esse clássico ficou lindo na voz dela. Gosto também do violão e das batidinhas bem leves ao fundo e uns sons que parecem uns sininhos. Também adoro esta música;

3) Across the universe – Rufus Wainwright – adorei na voz dele (aliás, gosto muito dele. Ele também canta Hallelujah, de Shrek, que eu também adoro). E olha que graça o clipe com a participação de Dakota Fanning;

4) I'm looking through you - The Wallflowers – outra que eu adoro, bem animadinha, com uma batida pra cima, dá vontade de levantar da cadeira e dançar;

5) You've got to hide your love away - Eddie Vedder – provavelmente a mais conhecida do CD, lembro que tocou bastante no rádio. E ficou muito boa mesmo no vozeirão de Eddie e bem fiel à versão original;

6) Strawberry Fields Forever - Ben Harper – outro clássico que ficou ótimo, e não perdeu a identidade da original;

7) Mother Nature's Son - Sheryl Crow – outra que eu adoro, e combina bem com a voz doce de Sheryl Crow, com um belo trabalho de cordas para acompanhar (e agora pausa para fazer ounnn para o gatinho do vídeo!);

8) Golden Slumbers - Ben Folds – adoro Ben Folds (ele era o líder do Ben Folds Five – óbvio – que eu já mencionei em algumas resenhas por aqui, a mais recente Brisingr), é linda, basicamente só com o piano, e bem próxima das músicas do Ben Folds mesmo, a faixa, como o próprio nome sugere, é uma bela música de ninar;

9) I'm only sleeping - The Vines – bem próxima da original, é uma faixa despretensiosa e bem gostosa, como diz o nome, um sonho;

10) Don't let me down – Stereophonics – essa banda também é bem legal, e deu uma cara um pouco diferente para este clássico, mas ficou muito bom, eu acho;

11) Lucy in the sky with diamonds - The Black Crowes – também deram uma cara diferente a este outro clássico, mas aqui também funcionou. Eu ainda prefiro a original, mas também gosto desta versão, ainda dá para reconhecer a versão do Fab Four aqui;

12) Julia - Chocolate Genius – apesar do nome da banda, o gênio não funcionou. Essa é uma das poucas que não ficou legal, deveria ter ficado no original. É repetitiva e enjoativa, e o vocal não contribui muito com a faixa. Mas essas são absoluta minoria (ainda bem);

13) We can work it out - Heather Nova – também deu um toque pessoal, mas sem perder a identidade da música original, e, num dos poucos exemplos assim, ela não geme feito fantasma arrastando corrente. Até gosto de algumas músicas dela, mas o uuuuuhhhiuuu é irritante (nada contra, tem é que saber usar. Só que Heather Nova abusa disso, principalmente em versões ao vivo. Procure alguma no YouTube para tirar suas conclusões). Aqui Heather Nova abriu mão desse recurso e a faixa é uma das minhas favoritas;

14) Help! - Howie Day – outra que não ficou legal. Howie Day tem músicas legais, como Collide, que eu acho que já coloquei aqui em alguma trilha, mas alterou muito a música, ficou irreconhecível, e de um apelo, virou uma coisa que se arrasta e cansativa. Outra que deveria ficar no original. Afinal, pra quê mudar o que já é perfeito? E taí a razão de eu implicar com versões;

15) Nowhere man - Paul Westerberg – no CD ela não é como o vídeo que está vinculado aqui. O oposto na verdade, é bem calminha, relaxante, mas eu não consigo encontrar a versão que ele gravou para a trilha, desculpem;

16) Revolution – Grandaddy – uma música que no original é mais agressiva (e nem podia ser diferente, com um nome desses), aqui ficou mais pop-rock alternativo. A original é mil vezes melhor, mas pelo menos dá para escutar essa;

17) Let it be - Nick Cave – mais uma que na minha opinião não ficou legal. Também ficou enjoativa e o ritmo se arrasta. A voz grave de Nick Cave também não combina com uma música tão delicada, e, sério, a música foi escrita por Paul para consolar o filho pequeno de Lennon quando ele se separou da primeira mulher, mas com uma voz dessa, é de espantar criancinha.

Com algumas exceções, o CD é muito bom, e eu recomendo para você que é beatlemaníaco, ou para quem não é. E, como um bônus, uma faixa que não está no CD, mas merecia. É o cover de In my life, com a minha diva Chantal Kreviazuk. Ficou linda com sua voz doce e a melodia bem próxima do original, com um toque pessoal.

Espero que gostem. Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário: