quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Balanço 2010

 

Murruga Fim de ano, e chega a hora de fazer o que todo mundo faz: um balanço. Mas não esperem que eu vá fazer um balanço da minha vida, porque em primeiro lugar, isso não é diário, e depois porque acho que isso não interessa ninguém. Já que escrevo sobre livros em geral, vou fazer um balanço do que li.

No total, foram 38 livros, nada mal, considerando-se que eu comecei faculdade esse ano, e também tive mais horas no trabalho, o que torna difícil ler mais. Ainda assim, um bom número, e que eu me orgulho de estar bem acima da média nacional (vergonhosos 2 livros por ano). As resenhas a mais foram de livros que eu já li tantas vezes que conheço quase de cor.

Então vamos ao que mais me surpreendeu. Em primeiríssimo lugar, A Sombra do Vento. Pra ser sincera, eu nem tinha intenção de ler esse livro, mas minha irmã pegou na biblioteca e me mostrou um trechinho, e foi o suficiente para eu me apaixonar irrevogavelmente pelo livro. Sua atmosfera sobrenatural, e uma trama envolvente me viciaram, era difícil largar. Recomendadíssimo para todo mundo.

Outra surpresa muito bem-vinda foi a descoberta da coleção Percy Jackson e os Olimpianos. Como pottermaníaca que sou, estava mesmo sentindo falta de uma história que me levasse de novo a um mundo mágico. Percy faz isso. Não se compara, claro, mas com certeza aquece o coração de quem ficou meio órfão depois da publicação de As Relíquias da Morte.

Ziggy

Outro livro que me despertou uma paixão imensa foi A menina que roubava livros, outro que eu não tinha muito interesse. Mas que me pegou de jeito, especialmente pela narrativa diferente, e o ponto de vista da Morte, a sagaz narradora. E Markus Zusak faz com que ela nos pareça familiar, uma velha amiga que chega pra botar o papo em dia. Um relato comovente da II Guerra Mundial.

Também destaco a trilogia Millenium, uma saga de espionagem e suspense muito bem escrita e viciante. E que rendeu, pelo menos, um filme maravilhoso. Dá para entender porque fez tanto sucesso mundo afora. E me parece que vão lançar o quarto volume, que Stieg Larsson deixou quase pronto antes de morrer.

E ainda A mão esquerda de Deus, de Paul Hoffman (não confunda com Dexter. Essa é outra coleção, que eu também quero ler). Foi outro livro que me prendeu bastante. Quando vi, já estava totalmente envolvida pela vida dos três meninos que escaparam do Santuário de Shotover. E um clássico que eu amei de paixão foi O retrato de Dorian Gray. Que delícia acompanhar as maldades de Dorian (e como eu quero ver Ben Barnes mau até a alma!). E a trilogia de Tinta, da Cornelia Funke, uma fantasia deliciosa.

Mas aí vai a lista completa:

Li:

  • The Pillars of the Earth
  • Marcada
  • Betrayed
  • Chosen
  • A menina que roubava livros
  • Vampire Diaries: The struggle
  • Vampire Diaries: The awakening
  • O ladrão de raios
  • A dança da floresta
  • A conspiração franciscana
  • Mar de Monstros
  • O retrato de Dorian Gray
  • Ilíada (tá, esse eu ainda não acabei, mas conta)
  • A maldição de Titã
  • The battle of the labyrinth
  • Bento
  • The girl with the dragon tattoo
  • The girl who played with fire
  • The girl who kicked the hornet’s nest
  • O último olimpiano
  • A mão esquerda de Deus
  • A Sombra do Vento
  • Vampire Diaries: The fury + Dark reunion
  • Histórias extraordinárias
  • Coração de Tinta
  • Sangue de Tinta
  • Morte de Tinta
  • Os Contos de Beedle, o Bardo
  • Formaturas Infernais
  • O último templário

Reli:

  • O incêndio de Tróia
  • O rei do Inverno
  • O inimigo de Deus
  • Excalibur
  • A história sem fim
  • The last kingdom
  • Stardust

E eu não poderia deixar de mencionar, apesar de não ter nada a ver com livros, mas tive a felicidade de ver minha banda favorita (claro, uma das) ao vivo, num show espetacular. Estou falando do Bon Jovi, claro, num show que vai ficar na memória.

Por hoje é só. Beijos, e aguardem que ano que vem tem mais (ainda não vou desejar bom Ano Novo, porque vou fazer mais um post amanhã).

Poi

Nenhum comentário: