terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Sociedade do Anel – versão estendida

 

tlotr Para quem ainda não sabe, a Warner finalmente, após escandalosos quase 10 anos, resolveu dar ouvidos ao público brasileiro, e acaba de lançar as versões estendidas de O Senhor dos Anéis, numa embalagem bem caprichada, que lembra livros antigos e com desenhos maravilhosos. E eu, louca pela trilogia que sou, tratei logo de garantir a minha. E ontem, aproveitando o feriado, já assisti a primeira parte.

Eu já tinha assistido daquela vez que passou no cinema, mas já faz muito tempo, e eu já não lembrava das cenas adicionais. E posso dizer que vale a pena. De cara, o que eu mais gosto desta versão é que Boromir tem mais espaço. Eu já gostava muito da atuação de Sean Bean, um dos meus atores preferidos (eu sei que falo isso de quase todo ator que eu menciono, mas fazer o quê? É o que acontece com quem gosta muito de filmes), principalmente, se ainda não falei (e se falei digo de novo) na cena da morte de Boromir, na minha opinião uma das melhores sequências do cinema, desde a primeira flechada. Muitíssimo bem executada. E agora que ele aparece mais, tanto melhor, mais para nosso deleite.

Outra ótima sequência acontece logo no começo, com Bilbo apresentando os hobbits, falando um pouco deles. É uma pena que acabou cortada da versão final, porque é divertidíssima. E dá uma ideia bem precisa dos hobbits para quem não leu os livros e não está bem familiarizado com esse pequenos seres.

E mais uma sequência que poderia ficar na versão que foi pro cinema é justamente um diálogo entre Boromir (sim, ele de novo) e Frodo, em que o primeiro fala para o último que ele já carrega um fardo muito grande e que ele não deve carregar ainda o peso da morte. Esse pequeno diálogo acontece na floresta de Galadriel, logo após a “morte” de Gandalf. É uma cena rápida e tocante, que poderia ficar na versão mais curta sem prejuízo algum. Ao contrário, ela mostra que Boromir tem a alma boa, e que o anel corrompe até os mais puros de coração.

Essas são as duas sequências que eu gostei mais, mas há muito mais. A jornada dos hobbits com Aragorn depois de Bri está mais longa, assim como a de Frodo e Sam ao sair do Condado; Sam já nota, neste primeiro, que Frodo, apesar da resistência que tem ao anel, já mostra sinais de que o anel toma suas forças; Galadriel distribui mais presentes, e mostra um pouco mais da devoção de Gimli por ela; a sequência em Moria está mais longa e mais assustadora; o conselho de Elrond está mais longo (haja paciência)…E eu quase esqueço de outra cena bem típica dos hobbits: Legolas nos mostra o pão lembas, e diz que uma mordidinha já é suficiente. Claro que ao Merry e Pippin já comeram quatro cada um. Hilário:)

Se antes o filme já era perfeito, agora está ainda melhor. E as quase quatro horas passam num piscar de olhos. Quando a gente vê, a Sociedade já está se separando. Uma ótima pedida para os fãs de Tolkien (e até para quem não gosta muito).

E só pra dar um gostinho:The fellowship of the rings - exteded version

Nenhum comentário: