sábado, 16 de outubro de 2010

Histórias Extraordinárias

 

Poe Conhecido como "escritor maldito", pois em suas obras encontram-se o inexplicável, o estranho, o absurdo, o terror e o pânico. Poeta e contista conhecido sobretudo por suas histórias de mistério e horror, constitui uma fonte de inspiração direta para a renovação literária européia no final do século XIX. Leitura indispensável para os amantes de histórias de mistério de horror.

 

Nem sei se isso é uma resenha ou simplesmente um comentário. Comecei a ler esse livro porque um professor na faculdade pediu para ler A queda da casa de Usher, que íamos analisar, mas me empolguei e li até o fim. Só preciso esclarecer uma coisa: li uma edição diferente desta mostrada na figura, apesar de ter esta também. Ela é mais longa e tem alguns contos que não estão nesta, e vice-versa.

De qualquer forma, há algo de perversamente encantador nos contos de Poe. E tenho que dizer que os melhores são justamente os mais sangrentos. Dito isto, os meus preferidos são: A queda da casa de Usher, Os crimes da Rua Morgue, O mistério de Marie Rogêt, Um barril de Amontillado e O escaravelho de ouro. E, apesar da maldade gratuita de O gato preto, admito que gostei do final (payback is a bitch).

Por outro lado, não gostei de A aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaal. É longo e técnico demais pro meu gosto. E fiquei desapontada por O mistério de Marie Rogêt ter um final em aberto. Claro que não posso ter certeza, mas acho que tem a ver com o fato de o conto ser baseado em um caso que aconteceu de verdade, em New York. E isso foi o que eu achei o mais interessante neste conto. Como também achei interessante a visão do autor sobre os autômatos no conto O jogador de xadrez de Maelzel. Imagine só se Poe vivesse em nossa época,  com quanta coisa estaria se maravilhando e quebrando a cabeça para provar como fraude. E acho que também estaria estarrecido com a crueldade que existe hoje em dia.

Sim, porque ele pode até ser considerado um dos escritores malditos, mas seus contos não são nada comparado ao que vemos todos os dias na televisão. Ah! Acho que é só um comentário no final das contas.

Se você gostou de Histórias extraordinárias, pode gostar também de:

  • A sombra do vento – Carlos Ruiz Zafón
  • qualquer livro de Sherlock Holmes – Sir Arthur Conan Doyle

From hell E tenho mais uma sugestão, de filme. Trata-se de Do Inferno, com meu querido Johnny Depp (é, um dos meus atores preferidos). Neste filme, ele faz o inspetor Frederick Abberline, que tem poderes clarividentes e é encarregado de investigar os assassinatos de Jack, o Estripador. É um filme meio velhinho, mas bem bacana, baseado em quadrinhos.

Nenhum comentário: