sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores

 

O professor é aquele que faz brotar duas ideias onde antes só havia uma”
(Elbert Hubbard)

No Brasil, 15 de outubro é considerado o dia do professor pois é dedicado à educadora Santa Teresa de Ávila. Há outros motivos, mas não vou utilizar o espaço para uma lição. Para saber mais, acesse: Dia do professor.

Aproveito para fazer uma homenagem pequena para um profissional pouco valorizado, pouco respeitado, mas que é fundamental para todos nós. Não teríamos médicos, engenheiros, artistas, etc, se não fosse por nós, professores. Infelizmente, todos parecem esquecer que só chegaram onde chegaram por causa de um professor. E esquecem isso no memonto que bate o sinal.

Aproveito para parabenizar em especial duas pessoa fundamentais na minha vida: meus pais. Ambos são professores, e eu cresci nesse meio. Nunca me pressionaram para que eu seguisse seua passos, a vida quis assim, e devo dizer que não me arrependo. Deixei para trás a veterinária (que eu amava de paixão) e alguna podem dizer que fiz a pior escolha. Não acho. Para ser franca, me decepcionei muito com a profissão, e hoje não voltaria atrás. Fazer o que? Pegeui o vírus, como se diz. E, apesar de às vezes ter vontade de jogar tudo para o alto, no fundo não quero parar tão cedo. Aprendo muito com meus alunos.

Mas me desviei do assunto. Como eu dizia, venho de uma família de professores. Minha mãe ensinava português. Quis a vida que ela deixasse de lecionar, mas eu sei que ela sente muita falta e acho que ela deveria voltar para a sala de aula. Quero que saiba que dou o maior apoio, mãe!

Meu pai é professor de matemática. Como se isso não fosse suficiente para eu me admirar, ele ainda deu aula por muito tempo na minha antiga escola (não vou citar qual é, por respeito. Eu posso ter detestado, mas nem por isso vou fazer propaganda negativa. Trata-se somente da minha opinião, e verdade seja dita, estudar lá me deu muitas oportunidades e não sei se teria chegado até aqui se não fosse por isso). Basta dizer que é preciso muita paciência para aguentar os alunos lá. É, porque agora quem prova do veneno sou eu. E não é fácil aguentar aquela molecada. admiro meu pai por isso. Quando crescer quero ser como você, pai!

E não por ser meu pai, mas ele foi o melhor professor de matemática que eu tive. Fui sua aluna na quinta, oitava e terceiro colegial. Nào se enganem. Detesto matemática, sempre detestei, e não era lá muito boa aluna nessa matéria (aliás, em nenhuma de exatas). Era uma tortura pensar em todos aqueles cálculos que eu pensava que não ia usar nunca na vida. Certo, muita coisa eu nunca usei mesmo, mas engana-se quem pensa que se livra da matemática ao entrar na faculdade de Veterinária. Só para ilustrar, todas as doses de medicamentos são calculadas em regra de três (o cálculo masi sofisticado que eu sei de matemática). Tive que dar o braço a torcer.

Muitos outros professores me marcaram, mas tenho que admitier que não lembro dos nomes de todos. Só das aulas e da confiança que eles me passaram. E, de alguma forma, eles contribuiram para fazer de mim quem eu sou. Fica aqui minha homenagem.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES! A gente merece.

professor 1

Nenhum comentário: