segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Diários do Vampiro 1,2,3 e 4

vamp diaries 1

Diários do Vampiro é uma série de livros de terror e romance da autora estadunidense Lisa Jane Smith sobre a vida de uma garota chamada Elena Gilbert que se vê às voltas com dois irmãos vampiros.
O primeiro livro, O Despertar introduz o leitor à Elena Gilbert, uma bela e popular estudante do Ensino Médio da pequena cidade de Fell´s Church, em Virginia, e seus amigos: Bonnie, Meredith, Matt, e Caroline - uma velha amiga de Elena que agora compete com ela.
O segundo livro, O Confronto, vamp diaries 2 começa de onde O Despertar termina, com um buraco onde Damon está tentando ganhar o afeto de Elena e Stefan luta pra sobreviver. Quando Stefan desaparece, Elena procura por Damon e o confronta no cemitério.
O terceiro livro, A Fúria, trata de Elena com sua adaptação ao vampirismo, bem como a sua confusão entre os dois irmãos. Embora tenham que ficar fora do caminho da cidade por causa do novo vampiro caçador, Stefan, Damon, Elena e os amigos dela Vampire diaries 3 terão que pesquisar sobre a sombria presença que tem ultrapassado a cidade e que também é suspeita por estar por trás da morte de Elena.
O quarto livro, Reunião Sombria começa seis meses após a morte de Elena. Este livro é contado à partir do ponto de vista de Bonnie. Em uma festa de aniversário surpresa à Meredith,

Bonnie e Caroline (juntamente com mais três amigas da escola) contatam Elena usando um tabuleiro de Ouija.
Elena avisa-lhes que todos da cidade estão em perigo. Ela diz que elas precisam chamar alguém, mas é interrompida, presumivelmente pelo espírito malígno, antes de dizer-lhes o resto. Antes de todas as meninas conseguirem sair da casa, uma delas é jogada pela janela do segundo andar e morre. Outra das garotas se torna insana após esse acontecimento.
Com a ajuda de Matt, Bonnie e Meredith executam um feitiço para chamar Stefan, e ele aparece à cidade com Damon. Os cinco trabalham para achar a origem do mal na cidade.

 

Comecei a ler esse livros (ou melhor, livros), depois de ver que ia virar série. Claro que o nome já me dexava com a pulguinha atrás da orelha, mas foi só mesmo depois de começar a ver a série (que eu AMO, by the way) que comecei a ler. E para falar a verdade, fiquei meio desapontada.

Como já disse quando escrevi sobre Crepúsculo, dá para notar que Stephenie Meyer chupou (hehe) tudinho daqui, mas desenvolve bem melhor (tá, com ressalvas. Depois que eu escrevi a resenha, comecei a pensar mais friamente, e acho que há várias falhas graves com a saga. Se der na telha, qualquer dia eu escrevo mais algumas considerações). A historinha de L J Smith é bem fraquinha pra ser bem sincera. Nada memorável.

A começar por Elena. Ela é fútil, se acha a rainha da escola, e é perfeita (fala sério! Como pode ser perfeita e ser tão superficial?). É infantil e só se ocupa em fazer joguinhos para conquistar Stefan. Isso no primeiro. Ela melhora um pouco a partir do final do segundo (mas não vou falar porque. Adivinhem). E não está nem aí com quem ela tem que passar por cima (inclusive uma de suas melhores amigas, que alías são igualmente fúteis). A única que eu gosto é Meredith, a menos fútil e mais adulta do grupo.

Stefan é absurdamente bonzinho. E mais careta que Edward (!). Sim, é possível. O casalzinho não faz muito mais que se abraçar e segurar a mão (é, bem old-fashioned mesmo). E francamente acho ele meio bobão (Edward pelo menos é sarcástico. Dá pra notar bem quando se lê Midnight sun, que eu recomendo. É melhor que Crepúsculo).

Damon é mau, mas mesmo a ruindade dele é risível. E ele nem implica tanto com seu irmãozinho. Falta também o sarcasmo do personagem da série (falo mais sobre ela daqui a pouco). Ele é meio apático, mas é de longe o melhor personagem da série. Aliás, ela melhora muito depois que ele aparece.

E só mesmo a partir do terceiro é que a série fica realmente legal. Mais sombria e mais intrincada. E isso se deve a uma personagem importantíssima (que os fãs da série vão saber quem é, mas aqui eu não vou revelar) que aparece. O quarto livro, até agora, é o mais sombrio. Aqui sim o sangue escorre.

Alguém pode argumentar: você está sendo muito rigorosa! É livro juvenil! E daí? Harry Potter, Percy Jackson e Eragon também, mas são bem mais estruturados, e as histórias são mais envolventes. Até Crepúsculo nesse quesito é melhor. Mas não deixa de ser uma alternativa quando não se quer pensar muito (por exemplo, eu li o terceiro e o quarto depois de ler A sombra do vento, que me atropelou, lembra? Eu tinha que ler algo mais light).

A série

vamp diaries série Ao contrário do livro, a série é um deleite. A trama é mais complexa, e, apesar de ser direcionada para o público adolescente, é densa, cobrindo assuntos pesados, como drogas. E não é tão piegas. Elena para começar não tem nada a ver com a do livro (ainda bem!). É mais madura, e não é superficial. Stefan é menos bom moço, e tem um bom senso de humor. Agora, Damon é uma delícia! Para os olhos (apesar de Stefan não ficar atrás), e em tudo mais. Tudo que falta no Damon do livro, tem o da série: sarcasmo, indiferença, implicância, e ele nunca revela suas verdadeiras intenções. Deixa a gente sempre se perguntando qual a dele. E os dois atores, Paul Wesley e Ian Somerhalder têm uma química boa, entre eles e com Nina Dobrev, a Elena. E Ian Somerhalder parece estar particularmente à vontade no papel de Damon. Vale a pena conferir. Eu particularmente não vejo a hora de a segunda temporada chegar (eu até podia ver na net, mas não tenho paciência). Ah, e Mystic Falls é um nome bem melhor pra cidade que Fell’s Church.

Trilha sonora

A da série é ótima, contando com Within Temptation (aliás, foi por causa da série que eu me apaixonei por Within Temptation), Alex Band (ex-vocalista do The Calling), One republic e The Fray.

2 comentários:

Nadia Viana disse...

Recentemente resolvi baixar as primeiras temporadas pra poder começar a acompanhar a série! Amei. É muito boa mesmo. Apesar de eu amar histórias de vampiros tinha um certo preconceito por essa série por achar que devia ser muito adolescente, mas me surpreendi. A trama é muito bom mesmo. Aí hoje resolvi vir aqui pra conferir se você assistia também hehe. Também adoro o Damon, ahhh Damon rsrs. Você ainda está acompanhando? Beijos,
Nadia

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Nadia!

A série é mesmo muito melhor que o livro. Nem tenho vontade de terminar de ler...Já a série..só não tenho acompanhado porque a Warner resolveu que não ia passar...Não vejo nem propaganda...E eu sei que a terceira temporada está terminando por lá, e se seguir o padrão, deve ser ainda melhor que as duas primeiras. Mas nào tenho pacieência de baixar na internet, acho que vou ter que esperar sair em DVD...:( Morro de saudade do Damon...:(

Beijos!

Fernanda