domingo, 9 de maio de 2010

Alice no País das Maravilhas

 

alice in wonderland 2 Até que enfim consegui assistir Alice. Como dizem em inglês “third time is the charm”(a terceira vez é a mágica). E, para minha alegria, assisti legendado e 3D. Show de bola! Claro que eu não esperava nada menos.

Como acho que já mencionei, sou apaixonada por Tim Burton. E, como de costume, ele fez dobradinha com o meu ator preferido, e, na minha opinião, o melhor atualmente. Johnny Depp, claro. E, mais uma vez, a parceria se provou imbatível. Acrescente na mistura Helena Bonham Carter e o resultado é um estrondo.

Alice, agora crescida, tem que lidar com a morte de seu pai e a pressão de ter que se casar contra a sua vontade, mas para salvar os negócios da família. Para completar, ela é perseguida por sonhos sobre um certo coelho de casa e outros seres fantásticos. Até que no dia de seu noivado, ela vê o tal coelho e decide segui-lo até sua toca. Mal sabe Alice que seus sonhos são reais e que seu destino está totalmente ligado ao País das Maravilhas (ou melhor, Mundo Inferior), que sofre com o reinado tirânico da Rainha Vermelha (a maravilhosa Helena Bonham Carter). Lá, Alice se junta a seus velhos amigos Coelho e Chapeleiro Maluco (Johnny Depp, precisa falar alguma coisa?) para ajudar a etérea Rainha Branca (interpretada maravilhosamente por Anne Hathaway). O que se segue é uma aventura fantástica, do tipo que deixa a gente vidrado na tela.

alice in wonderland Tim Burton criou um mundo maravilhoso, cheio de cor e seres fantásticos. Claro que só podia mesmo ser ele para criar o País das Maravilhas. Quem acompanha seu trabalho sabe que ele é muito visual, e isso Alice não é excessão. E a tecnologia 3D só faz esse mundo parecer ainda mais maravilhoso. O filme é baseado nos dois livros Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho, então quem leu somente o primeiro vai achar que é muito diferente, mas é que o filme tem mais do segundo.

Só tenho uma reclamação, e não tem nada a ver com Tim Burton, nem ninguém no filme. É com as distribuidoras aqui. Como professora de ingl%es, acho que nem preciso mencionar que prefiro, sempre, assistir os filmes legendados. Infelizmente, as distribuidoras disponibilizaram poucas salas com o filme legendado, acho que sob o pretexto de ser um filme para crian,cas. Uma obseração: Alice no País das Maravilhas nunca foi para crianças. Essa é uma impressão errada deixada pela própria Disney quando lançou a primeira versão, animada. Não tenho nada contra a Disney, pelo contrário, adoro seus filmes, tenho vários em DVD, e nem assisti a versão animada, então não posso julgar. Mas é chato que, não só eu como várias outras pessoas que eu conheço, e que não necessariamente falam inglês, tenham que se contentar com as poucas opções disponíveis. Não deixa de ser uma exclusão, e uma falta de consideração. Já não seui quantos filmes, principalmente animações, que eu deixei de ver no cinema por causa disso.

Depois de deixar meu desabafo, só tenho uma coisa a fazer.  Recomendar a todos que assistam, sejam fãs de Tim Burton ou não. Alice é um filme maravilhoso, e ver em 3D uma experiência única. Infelizmente, as sesdsões 3D são caras, mas eu juro que vale a pena.

Nenhum comentário: