quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Saga Crepúsculo

Twilight new moon  

Eclipse Breaking Dawn

Isabella Swan é uma adolescente de 17 anos que após o casamento da mãe, muda-se para a chuvosa Forks, no estado de Washington para morar com o pai. Lá conhece Edward Cullen, jovem lindo e misterioso por quem logo se apaixona. E quanto mais se aproxima, mais sua vida, e de todos ao seu redor, estará em perigo. O que Bela não sabe é que Edward é um vampiro e que sua paixão despertará rivalidades milenares. Pois Bela irá aprender que o mundo não é habitado somente por humanos e vampiros, mas também lobisomens. Poderá o amor de Bela e Edward resistir?

O que me chamou a atenção primeiro para a saga foi a capa de Crepúsculo (que é linda e bem sugestiva. E, sim, julgo o livro pela capa, não que isso seja regra), mas antes de ler fui checar a sinopse e fiz uma pergunta aqui, outra ali para quem já tinha lido, e, claro, por se tratar de vampiros, já tinha captado minha atenção. E A DO REI.

Não sei exatamente o que é, mas quando leio a saga simplesmente não consigo largar. Quando li pela segunda vez (já li três vezes, e, com certeza, vou ler mais algumas), li em uma semana os quatro livros. Não há outra definição. É hipnotizante.

Acho que a razão para isso é Edward. Além de lindo, inteligente, Edward é supersarcástico (característica mais evidente em Midnight Sun, que aliás é mais legal que Crepúsculo), coisa que eu ADORO (sim, também sou fã de carteirinha do Dr Enxaqueca, ops, House) Só não entendo como é que ele se apaixona por uma chata como Bela. Tudo bem, eu entendo que ele fica mais que intrigado pelo fato de não conseguir ler seus pensamentos, mas depois de dez minutos de conversa com a garota será que não deu para perceber que ela é chata demais?

Sim, eu sei que é contraditório eu gostar tanto da saga e achar Bela chata, sendo que é ela que narra a história. Também não sei explicar, mas que Bela é pentelha, isso é. Ela até tem seus momentos, mas a garota parece que não tem vida própria. Tudo gira em torno de Edward. Quer dizer, a fulana não tem outros amigos a não ser os Cullen e Jacob.

Ah, Jacob. Outro pentelho de marca maior. Eu até gosto dos seus comentários sarcásticos e autodepreciativos em Amanhecer, mas o garoto parece um disco quebrado, repetindo sempre a mesma coisa:”Bela, Edward não é certo para você. Bela, você me ama e não sabe”. Hello! Ama nada! A não ser como melhor amigo ou um irmão mais novo (e bem chato). Até parece que não existe mais ninguém no mundo. Sem contar que o cara é arrogante pra burro. Um momento de Bela: o soco que ela deu em Jacob depois que ele a beijou à força (hello de novo! Isso não se faz!). Ponto para ela.

Aliás, o único lobisomem que eu gosto é Seth. Ele é o único que não tem preconceitos e não fica reclamando da vida, que aliás não deve ser nada fácil para um lobisomem. Deve é ser um porre ser lobisomem, sempre abaixando a cabeça (e, no caso, o rabo- hehehe) para o alfa, que impõe sua vontade aos outros. E nem quando o assunto é o coração eles tem liberdade, por causa da tal da impressão.Citando Jacob: “Life sucks, and then you die – Yeah, I should be so lucky!”

Ser vampiro deve ser muito mais legal. Os caras são lindos, ricos e tem mais liberdade, além de outras coisinhas mais (para saber o que, leiam Amanhecer após o nascimento de Renesmee – ô nome ridículo. Eh saúde!). A única dica: ser transformado depois de sair da escola. Já pensou fazer o colegial over and over again ad eternum? Deprimente (por outro lado, passar na FUVEST seria moleza! Hehehe). Além disso, acho que o final de Amanhecer é um pouco decepcionante. Antes, tem toda uma tensão, a gente fica nervosa pra caramba, pra no final ser daquele jeito? Não corresponde ao resto da trama.

E falando nos vampiros, eu não poderia deixar de falar dos meus preferidos: a bonequinha da Alice, o fofíssimo Jasper e Emmet. Stephenie Meyer bem podia escrever a história deles. E, por falar nisso, acho ridículo ela não querer publicar Midnight Sun porque vazou na internet. Se a goddess Rowling fosse pensar da mesma forma, Harry Potter não teria chegado ao final. Atitude infantil e antiprofissional da parte dela.

Voltando à saga, o meu preferido deles é Eclipse. Ver Edward se mordendo (hehehe) de ciúme é hilário. Lua Nova, por outro lado é o mais fraco, justamente porque os vampiros não estão tão presentes e os lobisomens tem mais destaque. Sem contar o chororô de Bela pela perda de Edward (xinguei ele até a terceira geração por isso). Só leio rápido porque quero que ele volte logo para acabar com o tormento. Afinal, duzentas e tantas páginas de lamúrias ninguém merece. Mas nem tudo é ruim. O final em Volterra é o mais legal de todos na minha opinião.

Uma leitura apaixonante. Stephenie Meyer até pode ter sugado (hehe) Diários do Vampiro, mas desenvolve melhor, de longe. Aliás, até agora a saga Crepúsculo é a melhor história de vampiros que eu já li.

Filmes

Twilight filme Apesar de gostar bastante, reconheço que Crepúsculo é trash. A diretora é muito fraquinha e não soube conduzir o filme. E os efeitos especiais deixam muito a desejar, principalmente a pele de Edward brilhando ao sol. Devia ser mais caprichado.

 

New moon filmeLua Nova é melhor até que o livro. A parte chata do livro foi reduzida (ainda bem!) e o final também ficou mais legal, com a briga na torre. E os efeitos estão bem melhores. A transformação de Jacob em lobo é muito bem feita.

Trilha sonora

Ambas as trilhas dos filmes, com Linkin Park, Paramore, Muse e Death Cab for Cutie, combinam direitinho com os livros. Além disso, acrescento Evanescence (principalmente Bring me to life) e Nightwish, que dão um toque especial. E Enjoy the silence, do Depeche Mode (a versão nova, com uma mãozinha de Mike Shinoda, que eu adoro), e que também toca em Vampire Diaries.

Curiosidade

A gripe espanhola que “matou” Edward matou de 20 a 40 milhões de pessoas no início do século XX e tem relação com a gripe suína.

(Fonte:Gripe espanhola)

Se você gostou de Crepúsculo, também pode gostar de:

  • The Vampire Diaries (os livros e a série de TV) – L. J. Smith
  • coleção House of Night – P.C. e Kristin Cast
  • os livros de Sookie Stackhouse – Charlaine Harris
  • O beijo das sombras - Richelle Mead

Nenhum comentário: